5 de novembro de 2013

Falso Evangelho





Livro da geração de Jesus, o cara. Da descendência de Davi e também de Abraão. Depois de Abraão, muito sexo foi feito e muitas crianças nasceram por conta disso. Essas crianças cresceram, tornaram-se adultos e também fizeram mais sexo ainda. Até que quarenta e uma gerações se passaram e nasceu um cara muito jóia chamado José.



Esse tal de José era especial por que quando a dona Maria (sua noiva) apareceu dizendo que tava grávida do Espírito Santo, ele obviamente sentiu que isso cheirava a chifre. Mas sendo um cara legal pra caramba, resolveu terminar o noivado discretamente. Mas naquela noite um anjo apareceu no meio de um sonho e de maneira bem convincente o persuadiu a aceitar a missão de ser pai do filho de Deus, que se chamaria Jesus. Eita homem santo esse tal de José!
O moleque que se chamaria Jesus, além de nascer de uma virgem (pra não desmentir a profecia), também viria pra salvar o povo das cagadas deles.
José, cabra macho e obediente, não transou com a dona Maria até que nascesse o menino que o ultrassom celestial havia prometido.


A leitura feita acima é do evangelho de Mateus 1:1-25 e encontra-se na “Bíblia" Freestyle. Visa-se por meio desta forma pseudo de versão, alcançar o público jovem. Aversões e palavras de apoio são lidas na página oficial, qual se apresenta por meio deste estilo livre de tradução, indo de Mateus até Gálatas, sendo ainda ainda meta, concluir até apocalipse.

Particularmente, após fazer a leitura do conteúdo deste projeto, tal, não encontra considerações ou louvor de minha parte. De linguajar chulo, contraria em si mesma a recomendação encontrada em Efésios 4:29 que diz: 
“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.”

Por esta forma de linguagem, não vejo nada que possa promover a edificação nos jovens ou mesmo, desperta-los para renovação da mente, de acordo á Romanos 12:2. O que é possível de acontecer é senão, acresce-los de licenciosidade e influencia-los pela sensação de que se é saudável essa forma atípica de comunicação. Acredito que a maioria dos jovens interceptados por meio deste método de conversação, desconfia de mudanças ocorridas na vida daqueles que os aborda, utilizando-se deste baixo linguajar.

A “Bíblia Freestyle” é já objeto de contestação devida à forma de linguagem adotada. Sem muito esforço, poderá também ser constatada a exclusão de hermenêutica e de exegese, dentre outros princípios de analise e de interpretação, quais, ausentes ou desmerecidos por este meio “inovador” de versão, somente desconfigura sentidos originais e propósitos específicos arrolados a textos e contextos.

Sem a necessidade de sucumbir a nenhum método de inovação a Bíblia convencional registra que a Palavra de Deus crescia e se multiplicava, Atos 12:24. O testemunho de vida expressa no Evangelho foi testificado na conduta diária do Apostolo Paulo por toda a guarda pretoriana, sendo ainda, incito para ânimo, para que outras pessoas ousassem falar a Palavra com mais confiança e sem medo, Filipenses 1:12-14. 
Esse mesmo apostolo recomenda ao seu fiel discípulo Tito para que exortasse os jovens rumo a uma conduta moderada e que servisse de exemplo para os jovens nas boas obras; Na doutrina incorrupta; Na sinceridade; Na comunicação de linguagem sadia e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer contra os cristãos. Tito 2:6-8.

Não vejo em nenhuma destas passagens e, noutras tantas, metodologias de comunicação sendo usadas no propósito de alcançar determinados grupos de pessoas. Não vejo necessário criar um sentido de linguagem especifica para o abarcamento seja do rico ou do pobre, ladrão ou trabalhador, prostituta ou conservador, político ou eleitor. Creio que a Palavra de Deus é em Si mesma a máxima de autoridade e é a suficiência em Si mesma para alcançar a alma de qualquer que seja a pessoa.

Trata-la como uma Palavra que precisa adequar-se segundo perspectivas sociocultural é no mínimo considera-la ineficiente. É tê-la como agente esgotável de profilaxia mental contra o pecado e contra tudo que possa corroer o que se é correto. 
O que de fato e em verdade pode ser encontro nesta “bíblia” Freestyle é senão, a deturpação de valores espirituais e princípios morais cristãos. É um esforço desmedido para a banalização e assíduo labor das trevas, investido no afinco de descaracterizar, ridicularizar e depreciar a Palavra de Deus.

Aos que são favoráveis á esse estilo de versão, deixo para analise a própria Palavra de Deus que advoga á Sua suficiência e ação autoritativa:

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” Hebreus 4:12.


R.Matos.

Nenhum comentário: